O "Fardo" de Malaquias

Malaquias - Uma Vida Consagrada  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 21 views

O "fardo" estava sobre o profeta Malaquias. Ele precisava entregar a mensagem para o povo. A Palavra do Senhor é um fardo a ser carregado pelo profeta, é um fardo para o mundo que não deseja se confrontado, é um fardo para aqueles que ouvem a mensagem e precisam tomar um decisão.

Notes
Transcript
Ml 1.1
Malaquias 1.1 (ABSCNVT)
1 Carga (peso) da palavra de Jehovah a Israel, pelo ministerio de Malaquias.

INTRO: Malaquias foi um profeta que profetizou no periodo pós-exílico em Judá. Somente 50.000 pessoas haviam decidido voltar para Jerusalém sob Zorobabel, Josué, Esdras e Neemias. O templo havia sido reconstruido 100 anos atrás. Os muros estavam restaurados mas, uma vez mais, o povo se encontrava em morasmo espiritual. Neste contexto aparece o profeta Malaquias trazendo o “fardo” (não o oráculo) do Senhor. Mas porque a Palavra do Senhor era um fardo? Era um fardo para quem?

A Palavra do Senhor era um fardo:

I - Para o profeta

É interessante como muitos acham que o “pulpito” é motivo de glória para o homem. Nós vemos hoje em dia homens ocupando o pulpito sem nenhum temor a Deus ou senso de urgência e responsabilidade naquilo que fazem. Spurgeon disse uma vez:
“Aquele que não considera seu ministério um fardo agora, achará um fardo a seguir, que irá afundá-lo mais baixo do que o mais profundo inferno.”
Spurgeon cita na sua mensagem sobre Malaquias 1, a sua total tristeza com os pregadores da sua época. Pessoas que compravam esboços de sermões, pregavam aquilo que era bom de ouvir (ao invez do que é necessário) e subiam o pulpito com todo tipo de pecado (adultério, etc.). Nos nossos dias não é diferente com pregadores que “pregam” um evangelho heteros (Gl 1.6). Davi Leonardo, Claudio Duarte e companhia.
Os profetas de outrora, contudo, não eram assim. Tinham um senso profundo de responsabilidade e a Palavra do Senhor pesava sobre eles. Eles levavam a sério a Palavra e estavam totalmente comprometidos com ela.
ILUSTRAÇÃO:
Isaias profetizou nu.
Is 20.3
Isaías 20.3 RA
3 Então, disse o Senhor: Assim como Isaías, meu servo, andou três anos despido e descalço, por sinal e prodígio contra o Egito e contra a Etiópia,
Oseias casando com a prostituta;
Os 3.1
Oséias 3.1 RA
1 Disse-me o Senhor: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo e adúltera, como o Senhor ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses e amem bolos de passas.
Ezequial cozinhando sobre fezes humanas.
Ez 4.12
Ezequiel 4.12 RA
12 O que comeres será como bolos de cevada; cozê-lo-ás sobre esterco de homem, à vista do povo.
Mas porque era um peso (fardo) para o profeta?”

A) Era um fardo porque vinha de Deus (v.1b)

Muitos acham que o pesado para o pastor são as reuniões que tem de dirigir, as visitas a membros difíceis, cultos fúnebres, etc. Porém, nada é mais pesado do que abrir a boca e dizer: “Assim diz o Senhor”. A atividade de passar para o povo de Deus aquilo que Deus deseja é terrível por assim dizer. Ai de nós se não profetizarmos aquilo que Deus quer para o seu povo. E a mensagem não é resultado do nosso intelecto, filosofia de vida ou experiências. É a “Palavra de Deus”. É a diferença entre vida e morte para muitos. É a diferença céu e inferno como resultado de vida para muitos. É um assunto urgente. Por isso Paulo disse em Atos 20.24:
Atos dos Apóstolos 20.24 RA
24 Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.

B) Era um fardo porque não era palavra fácil (v.1a)

Era uma Palavra de confronto contra o povo de Judá. Sete pecados são mencionados no livro de Malaquias. 1) Deus acusa o povo de esquecer do seu amor (1.2); 2) Deus acusa o povo de despresar o Seu nome (1.6); 3) Deus acusa o povo de desonrá-lo (1.7); 4) Diz que Ele O cansam com sua religiosidade falsa (2.17); 5) Diz que o povo se desviou dos decretos (3.7); 6) Acusa-os de roubo (3.8); 7) Diz que o povo fala mal dEle (3.13); 7) Diz ainda que eles não vêem proveito em serví-lo (3.14); Acusações sérias. Na verdade este é o tom do livro de Malaquias. Um grande julgamento onde Deus é quem acusa, mas também quem tem misericordia e justifica aqueles que o buscam.
Mas, em suma, a mensagem é dura e o profeta Malaquias, como outros, leva o peso, o fardo da Palavra de Deus sobre sí.

C) Era um fardo porque é rejeitada

Muitos profetas do passado levaram a Palavra de Deus e sofreram na pele a rejeição do povo. Jeremias foi lançado em um poço “Jr 38.6"
Jeremias 38.6 RA
6 Tomaram, então, a Jeremias e o lançaram na cisterna de Malquias, filho do rei, que estava no átrio da guarda; desceram a Jeremias com cordas. Na cisterna não havia água, senão lama; e Jeremias se atolou na lama.
Elias precisou fugir (1Rs 19.1-4)
1Reis 19.1–4 NVI
1 Ora, Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e como havia matado todos aqueles profetas à espada. 2 Por isso Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: “Que os deuses me castiguem com todo o rigor, se amanhã nesta hora eu não fizer com a sua vida o que você fez com a deles”. 3 Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo 4 e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte: “Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados”.
O próprio Senhor Jesus foi rejeitado pela Palavra que pregou. Isso nos ensina algo básico:
“Os profetas de Deus não costumam fazer sucesso”.

Aplicação: Tome cuidado com quem você se “alimenta” da Palavra de Deus.

II - Para o Povo

Apesar de todo o sofrimento causado pelo exílio babilônico, o povo de Judá permaneceu relutante, inconsistente e fraco em seu relacionamento com Deus. Os pecados cometidos pelo povo eram os mesmo pecados de cem anos antes quando o povo voltou do exílio. Eram os mesmos de duzentos anos antes quando Deus os enviou para o exílio. Altos e baixos. Periodos de quebrantamento seguidos de morasmo espiritual.
Então a Palavra de Deus é um fardo para o povo:

A) Porque confronta os pecados.

Mesmo quando a Palavra de Deus é doce e vem para nos consolar em tempos difíceis, ela também nos fala sobre nossa falta de fé em Deus. Quando é uma Palavra de livramento, ela nos confronta quanto à nossa dependência de Deus. Sempre somos confrontados pela Palavra e graças a Deus por isso.

B) Por causa das consequências.

A Bíblia deixa claro que quando os profetas do Senhor trazem a Sua Palavra até o povo e o povo não escuta, as consequências vem. Um exemplo é Ezequiel 33.1-11
Ezequiel 33.1–11 RA
1 Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: 2 Filho do homem, fala aos filhos de teu povo e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um homem dos seus limites, e o constituir por seu atalaia; 3 e, vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo; 4 se aquele que ouvir o som da trombeta não se der por avisado, e vier a espada e o abater, o seu sangue será sobre a sua cabeça. 5 Ele ouviu o som da trombeta e não se deu por avisado; o seu sangue será sobre ele; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida. 6 Mas, se o atalaia vir que vem a espada e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo; se a espada vier e abater uma vida dentre eles, este foi abatido na sua iniquidade, mas o seu sangue demandarei do atalaia. 7 A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca e lhe darás aviso da minha parte. 8 Se eu disser ao perverso: Ó perverso, certamente, morrerás; e tu não falares, para avisar o perverso do seu caminho, morrerá esse perverso na sua iniquidade, mas o seu sangue eu o demandarei de ti. 9 Mas, se falares ao perverso, para o avisar do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, morrerá ele na sua iniquidade, mas tu livraste a tua alma. 10 Tu, pois, filho do homem, dize à casa de Israel: Assim falais vós: Visto que as nossas prevaricações e os nossos pecados estão sobre nós, e nós desfalecemos neles, como, pois, viveremos? 11 Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?

Aplicação: Quando você ouvir a Palavra do Senhor e ela te falar ao coração: “Dê ouvidos a Ela”

Conclusão: A Palavra do Senhor é “profetizada” para o nosso bem. Ela é pesada, urgente, importante mas gera vida em nós. Que a Palavra possa nos transformar segundo a vontade de Deus.

Related Media
See more
Related Sermons
See more